10/09/2008

...late night comment before pillow break

...já não era sem tempo!! finalmente as aulas vão começar esta semana...

Estranhamente em algumas democracias da Europa, as aulas já estão em marcha! Coitados, não será por isso que vão conseguir ombrear com os excelentes resultados que a equipa misterial conseguiu no pretérito ano escolar...neste que se aproxima, as metas estão tão elevadas como os prognósticos iniciais do nosso Comité Olímpico! Ouro e prata para todos, o mesmo quer dizer notas elevadas e infinita misericórdia na avaliação. Semper sapiens beatus est, como diria Cícero. Mas essa felicidade, a felicidade de quem olha para as pautas a felicidade de quem fala do petiz que é um ás na escola é como diria o Tom Jobim, como a pluma que o vento vai levando pelo ar. Voa tão leve, mas tem a vida breve. Precisa que haja vento sem parar...e não é bem isso que deve estar em mente das pessoas que organizam os programas mas sobretudo quem armadilha as difíceis "provas"!

...com diria, estamos em Setembro, o calor ainda aperta! A praia sabe melhor do que a sombra proporcionada pela ardósia. Nunca entendi este hiato que começa em Junho e termina algures entre as primeiras chuvas de Setembro e as primeiras vendedoras de castanhas assadas. Quando era pequeno...entendia e BEM! Agora nem por isso. Assim como não entendo o porquê de tão longas férias parlamentares, as pausas judiciais entre outras mornas que fecundam a nossa sociedade. Ainda está muito calor para estar quase uma hora a apanhar coma sombra da ardósia e a areia do giz! Nós por cá, mercê na inoperância funcional do Mistério da Educação apimentado com alguma burocracia sempre mal afamada (mas secretamente aplaudida) somos consecutivamente brindados com uma férias dos putos extra, ao velho estilho dos nosso de putados da Nação. Talvez por estarmos em dia de desentendimento, também continuo sem explicação sobre o porquê da derrota frente à Dinamarca, e como perguntava à pouco o Mário no Jornal das 21, que tipo de injustiça é esta que liberta um homem que dispara 5 tiros contra outro, dentro de uma esquadra- local onde por definição se deve fazer cumprir a Justiça! Talvez a explicação para todas estas interrogações esteja dentro do grande acelerador de hadrões do CERN....ou talvez não!

1 comentário:

Nasci Maria disse...

Ainda bem que alguém tá com tempo para gritar estas coisas, como sabe os Professores vivem atolados de papel e nem sei bem para que lado me virar, se preparo aulas e materiais novos e actualizados se preencho papeladas a tempo pra se arquivarem em milhentas capas de milhentas coordenações. Que este ovo grite enquanto eu não posso se bem que ja começo a engasgar e logo logo actualizo-me.
Qto ao comentário o planeta terra é muito mágico, os Homens por vezes é k não se dedicam a contemplar, preservar e cuidar. Há coisas à nossa volta que nós não damos muita importância mas que dão imenso sentido à vida.
Caras novas até nem são, mas está a ser muito bom poder acompanhar alunos que já conhecia e tentar continuar a fazer deles pessoas melhores e mais sábias. Se bem que mais sábias pode ser contra o sistema :)