21/11/2009

...caldo verde de chernobyl (Чорнобиль) e outras delícias...

...mas antes de entrar em assunto verdes reluzentes uma pequena nota para os entusiastas do fim do mundo: o acelerador de partículas do CERN já começou a bombardear pequenas partículas mais pequenas [muito mais, muito mais!] do que os nossos berlindes (guelas!) da nossa infância, e pelos vistos não se formou nenhum black hole nem coisa parecida...apenas uma face oculta na nossa Terra!

...esta semana tem sido um pouco complicada, pois não obstante o meu magnetismo pela saída de dinheiro da carteira (vulgo forretice) decidi finalmente [para quase desespero da minha querida que ansiava um laivo de generosidade da minha parte] comprar um viatura que vai consumir mais 9 g CO2/km do que o estipulado pela política de incentivos do Estado, mas que estou certo que vai reduzir o depauperado défice da Fazenda Pública. Convenhamos, é sempre com um sorriso estampado no rosto que pagamos impostos que vão ser úteis, por exemplo para a escola da minha filha comprar uns pozinhos de educação e espalhar em algumas figuras tristes que por lá deambulam.

...mas voltemos à salada russa, ou à sopa já que o assunto é quente! eu pessoalmente não me importo que todos os arguidos que entram no Juízo de Instrução Criminal de Aveiro, saiam todos bem dispostos, com pequenas medidas cautelares tipo TIR (Termo de Identidade e Residência, para os menos atentos às lides dos tribunais!), ou míseros pagamentos de 25000, que como diria o notável Sá Fernandes, é um montante razoável e equilibrado; a mim precupa-me é o facto de vir agora saber-se que afinal e para espanto geral há efectivamente corrupção em Portugal e não se trata de trocos! temos aqui um elenco de notáveis quadros superiroes em organismos públicos e privados, com boa posição social e curricula na matéria! não estamos perante o vulgar crime da cunha para entrar para o emprego, ou daquele bilhete que consegui para ir ver os U2 lá em Combra daqui a uma década quando vierem cá a Portugal apela última vez antes da +próxima. Aqui é a áfrica da europa, aqui é caça grossa. Só não percebi uma coisa: é possível estar 10 anos [aparentemente e pelo que circula nos media] sem declarar o IRS??

- Sim é possível mas só na Sicília hispânica (como diria o Alberto João!)

Fiquei mais descansado, pois da próxima vez que me enganar na declaração do IRS, um qualquer empregado zeloso das finanças não vai cair logo em cima de mim. Não da mesma forma que a nossa selecção caiu em cimas dos bósnios-hezergovinos, mas de forma mais incisiva. Por falar nisso , que grande golo de raiva do Raúl Meireles!!...quanto à exibição!!depois do bravo empate com a Albânia tudo o que venha a mais é avondo!

...e assim termino esta minha prelecção radioactiva com a música evocativa do segundo orçamento rectificativo apresentado pelo ministro teixeira dos santos [que orgulho, foi eleito o 4º pior ministro das finanças pelo Finantial Times !]. Agora que o nosso défice caminha na casa dos 8%, bem longe dos 2,5% do irrealista OE2009 de má memória, só posso dizer que em traços largos a culpa é da crise internacional , o nosso PIB uma questão de semântica e que o catastrofista Medina Carreira afinal de contas tem razão...como se eu já não desconfiasse!



pensamento profundo: o rei da sucata é o tipo mais sortudo deste país, mesmo
em prisão preventiva continua a ganhar concursos públicos. Este nem o Vale e
Azedo bate!!

2 comentários:

Sofia Carvalho disse...

Tens uma capacidade estrondoso de escrever os teus dilemas de uma forma sarcástica e crua que fico indecisa se me deva rir ou não:)
Mas pronto, não aguentei e lá soltei umas gargalhadas, espero não vir a ser penalizada pelas gargalhadas, afinal se não as escrevesses de forma tão sarcástica, até dariam para chorar, não?
A questão é: posso rir-me?!

O ovo estrelado disse...

..podes Sofia!!!...nesta altura do ano faz bem um bom riso no meio de tanta sopa!!

...eu geralmente quando de(re)primido, transfiguro-me em sarcástico!...é uma maneira mais suave de exteriorizar a revolta, e acho que mais benéfica para saúde!

...mas agora que ninguém nos vê, obrigado pelo elogio. Fazer sorrir não é para todos!!