09/11/2009

...na mesa do jardim 20 anos depois!

...o jogo do dominó é dos jogos mais engraçados de se ver jogar à sombra de um jardim, com gente amadurecida mas sapiente na vida. Por detrás de cada peça, existe uma estratégia, e uma jogada que dita a cada instante a sorte e o destino do jogo!

Há 20 anos foi assim!Numa jogada de mestre uma peça foi abaixo! No entanto e apesar de se ter iniciado o epitáfio da chamada Guerra Fria e o fim do domínio do Pacto de Varsóvia, uma nova ordem foi criada e novos impasses foram criados decorrentes da implusão da então União das Républicas Soviéticas Socialistas. Por acaso alguém já se questionou se hoje em dia vivemos num mundo melhor e mais seguro?

Que isto que estou a afirmar não seja entendido como uma apologia dos regimes opressores como o que vigorou na então RDA, muito pelo contrário, também eu festejei esse dia, por coincidência com turistas de várias nacionalidade algures num bar em Vila Nova de Milfontes! Talvez não tenhamos aprendido bem a lição. Não bastava ter deitado a baixo o muro. Depois deste, muitos outros se ergueriam, e hoje por mais estratégia e por mais peças que possamos ocultar do nosso adversário, vivemos num mundo em que, aparentemente não sabemos quem é nosso aliado, nosso amigo.

É que ao contrário daqueles velhos que descansam a vida por entre um jogo de peças, em que todos ganham e todos perdem, fora desse jardim imaginário de felicidade vive-se um jogo xadrez de medo e incerteza!

Sem comentários: