30/07/2009

..a remar do avesso



...pode parecer bizarro ou maluquice minha mas daqui a uma horas, estou de férias e para ser sincero pela primeira vez desde 1996 tenho a estranha sensação que algo algo vai mal no "reino da Dinamarca", se é que algo de errado pode ter um país como a Dinamarca. E quem diz a Dinamarca, fala da Suécia ou da Finlândia. Entro para o barco que me leva pela corrente abaixo, mas a nítida sensação que em terra está uma tempestade e talvez no mar encontre a esperada tranquilidade.

Não sei se opte por uma despedida à francesa como o Junot, mas da maneira que as gaivotas esvoaçam por entre o burburinho do diz que disse, acho que talvez esta seja a melhor forma de acompanhar os ratos que já se fizeram ao mar.

E como tudo um pouco que transcrevo neste cais, por entre aquilo que a minha mente insana sussurra ao ouvido teclado, e não fosse o caso de a tábua de salvação ser precisamente um barco e a tempestade estar plantada em terra firme, diria que mais parece a uma história virada do avesso.

Razão tinha a minha ex-colega de escola Cláudia F. quando dizia que "calma e descontracção são as bases da evolução"...tinhas razão! mas pela vista que o remador contra-corrente contempla ao longo da costa, a bonança chama por outras águas!

Melhores dias virão...agora é tempo de remar e por momentos deixar para trás as agruras que a terra brota incessantemente.

26/07/2009

...cena caseiras

Finda a minha penúltima semana de trabalho antes das merecidas férias, lanço o meu último olhar para a temporada pré-eleitoral que se avizinha:

Acordei bem cedo e ao contrário dos restantes domingos não fui pedalar pois a minha carroça encontra-se com maus fígados, e para não forçar ainda mais a paciente, decidi dedicar algum tempo à leitura desinteressada aos programas políticos dos dois candidatos à maioria relativamente longínqua. Entrei no blog do Sócrates 09 e do na Política de Verdade da MLF e para assombro meu nada ou quase nada encontrei.
Mas era precisamente isso que pretendia! Quantas pessoas é que em boa verdade, dedicam o seu precioso tempo a ler os maçadores programas políticos das diferentes [inúmeras] candidaturas?!?heim?...será que alguém está mesmo desesperado pelo facto da MLF não ter publicado o seu testamento vital, ou que o Sócrates 09 [retirei o cognome de PM, pois o Parlamento já fechou para descanso do pessoal] ande por aí com um saco de palavras bonitas [“futuro”, “futuro” e ainda “futuro”- até parece um sound byte!!] e um rol de promessas!?
Se calhar não.

Pessoalmente acho que as pessoas estão neste momento mais preocupadas em discernir como é que se demora duas horas para atravessar a 25 de Abril em hora de ponta, como é que vão pagar as casas que alugaram para férias, ou se no mês de Agosto vai estar bom tempo para ir desfrutar o areal reposto no Inverno ou as sombras das florestas que ainda não arderam!

Penso mesmo que a política devia desmontar a barraca e ir para férias, seja para o Allgarve seja para o Not At Allgarve, sim porque, apesar de os empresários andarem a bradar que este tem sido o pior Verão dos últimos 30 anos, certo é que o preço da bica, da tosta mista ou do estacionamento a 5 metros do areal convidam mais ao passeio de 2 km a pé, ao chapéu de sol de 1 euro no supermercado, ou ao protector solar mais barato e a toalha mais queimada do sol que havia lá em casa, isto já para não falar do calção que já dura à três anos!

Para aqueles que têm filhotes, para além dos gastos sumptuosos das férias que se aproximaram [do princípio ou fim] há a acrescentar os livros escolares, as borrachas , os lápis, as canetas a régua, o esquadro e a mala que se quer nova. Falta só mesmo a portagem daquele troço de auto-estrada que está me obras mas que se paga de igual forma!

§

Depois das Europeias, ainda magiquei para os meus botões que o Sócrates 09 tivesse sido embebido numa tina de sinceridade e modéstia, mas pelas gordas desta semana [sem ofensa para as ditas cujas!], tal não passou de uma brisa passageira: “Está para nascer um primeiro-ministro que faça melhor no défice do que eu!” –dixit. Do outro lado da barricada, agora só se fala em ética política e verdade, mas esquece-se dos pecados mortais e dos esqueletos que ainda estão dentro do armário da memória recente!!
§
Indo um pouco mais bas-fond fiquei comovido com a telenovela mexicana que envolve o Berloque de Esquerda do Padre Louçã e os brain hunters do partido rosa que depois de conseguirem para as suas fileiras o Miguel Vale de Almeida conseguiu a Inês, a irmã da Maria de Medeiros. Nãos e trata de um Milk versão portuguesa [já agora recomendo o filme!] mas curiosamente pela primeira vez em 37 anos de democracia, o nosso parlamento vai ter um deputado gay. Já teve uma deputada, a inesquecível Natália Correia (que saudades das suas intervenções poéticas em São Bento).
Outro facto digno de registo notarial, foi o pretenso convite feito à Joana Amaral Dias a filha do ( , para ingressar nas fileiras do PS! Não sei o que se segue mas decerto que depois de um Zé que Lisboa tanto necessitava, que pouco impacto teve na cidade, gostaria de ver se é desta que Sócrates lanças as suas longas e tranças para que o berloque Romeu possa dar uma perninha na formação de uma maioria um pouco mais estável...entretanto e para o povinho não se sentir defraudado, o banho de sangue terá que prosseguir, olho por olho dente por dente!

§
E para terminar a semana em beleza, nunca uma gripe foi uma bote salva-vidas tão precioso nos mares sempre agitados no Chão da Lagoa. É que em boa verdade, nunca se sabe o verdadeiro estado político a que chega o Jardim quando pisão palco. O divino Baco lá saberá as razões, mas certamente que os ex-líderes que por lá se sacrificaram, pouco ou nada de bom retiveram na memória para contar as netos e bastardos! O staff do partido laranja diz que nãos e trata de gripe A, mas seja ela B ou C o certo é que O de oportuna!


§
Para os incautos e desprevenidos informa-se que já estão à venda os bilhetes para o acontecimento cultural mais importante do nosso país a seguir aos Dias da Música, Serralves em Festa e as conferências de imprensa do Paulo Bento, falo concretamente da Festa do Avante. Este ano as EP - Titulo de Solidariedade custam €19,00 (até 3 de Setembro) e €28,0 nos dias da festa. Esperemos que seja bom para os cofres do PCP, pois com a actual Lei, todos os donativos são sempre bem vindos. Para aqueles que têm urticária ao comunismo, estalinismo mas que não renegam uma certa dose de populismo e demagogia desenfreada, podem optar por estas duas obras de caridade social:

Organização A


Organização B

§

Uma breve palavra final para a SUTRA que cumpriu esta semana (dia 24) 29 rosas! Parabéns miúda!




25/07/2009

..alone!

From childhood's hour I have not been
As others were; I have not seen
As others saw; I could not bring
My passions from a common spring.
From the same source I have not taken
My sorrow; I could not awaken
My heart to joy at the same tone;
And all I loved, I loved alone.
Then- in my childhood, in the dawn
Of a most stormy life- was drawn
From every depth of good and ill

The mystery which binds me still:
From the torrent, or the fountain,
From the red cliff of the mountain,
From the sun that round me rolled
In its autumn tint of gold,
From the lightning in the sky
As it passed me flying by,
From the thunder and the storm,
And the cloud that took the form
(When the rest of Heaven was blue)
Of a demon in my view.

Edgar Allan Poe

22/07/2009

`e Clips

...nada melhor do que o maior eclipse lunar do século para terminar a semana em que se comemoram os 40 anos do primeiro passeio lunar...

PS: ...este post é susceptível de ferir a susceptibilidade a determinadas pessoas que ainda acreditam que tudo não passou de uma ontagem!

20/07/2009

..good luck Mr. Gorsky!

...muitos milhões de dólares depois o sonho de transportar terráqueos de volta ao Mar da Tranquilidade ganha peso no orçamento inimaginável da Agência Espacial amaricana!
...certamente que o propósito da viagem será, tal como os mergulhadores fizeram no passado mês na praia do Tamariz, a limpeza do inúmero lixo deixado lá pelas várias missões lunares do Programa Apolo. Desde bolas de golfe, veículos lunares, bandeiras, fotografias, pedaços de metal, há muito para recolher, e colocar no ecoponto!

Certamente que será um agradável surpresa, puder desta feita assistir in loco à chegada do tal cosmonauta, lunauta às pradarias da imensa solidão. Da última vez estava demasiado entretido a brincar aos aminoácidos. E tal como a estória da cinderela, talvez seja desta que o calçado se ajuste ao formoso pé, e que de uma vez por todas, os incrédulos possam ter o mesmo êxtase de clarividência.

Certo é que não teremos o Mr. Gorsky, mas obviamente não faltarão outros mitos para fantasiar!


Por fim uma pergunta: o senhor calça que número mesmo?

15/07/2009

...não se esqueçam, página 779

...nesta fase do campeonato, em que as horas já pesam e a capacidade de descernimento e improviso excederam a sua quota, as palvras e os clichés já custam a sair e as que saiem, confluem numa torrente de nonsense e falta de espírito!...o melhor é mesmo sentar, pedir um refresco e apreciar a música enquanto a paisagem passa!

Um palavra final para o estado do tempo...é isto o Verão!??!?

PS: por acaso já alguém reparou no portfolio da página n.º 779 do catálogo de Outono/Inverno da La Redoute???

10/07/2009

...o tempo que não passa

..o ar não sufoca, mas a sensação alívio também não se vislumbra! Os dias tardam a passar por entre os acordes do mecanismo do relógio. A sombra do astro rei permanece imutável, como se o tempo parasse. Cada dia é uma repetição da véspera e o amanhã é sinónimo de dejá-vu. Estou a precisar de férias!

08/07/2009

...saltos altos & colarinhos asa de jumbo

...e foi com a calma que me tem abandonado por estes dias que me sentei e recordei outros sons e outras imagens do passado. Por vezes sabe bem voltar atrás no livro das memórias. Hoje, no meio do turbilhão de putos a cantar e a pular em cima das mesas do refeitório, e no meio das palmas e dos sorrisos de orgulho senti essa paz de espírito! Por momentos, ainda que breves, voltei à velha Escola N.º 55, ao último dia de aulas, aos colegas que cujo o rasto perdi mas que o rosto ainda está fresco na memória de uma aguarela que teima em não se desvanecer: Senti novamente o cheiro característicos daquelas paredes , o som do giz na ardósia, e aos trabalhos coloridos suspensos no quadro de corticite pelo pionaise...em suma encontrei-me no meio de uma sala de aula vazia, mas cheia de alegria!Os tempos eram outros é certo, mas a alegria contagiante é exactamente a mesma de hoje.

06/07/2009

..cr nove

...o meu empresário tá a tratar disso!..e dos milhões!

05/07/2009

...memória que não passa!

...como disse Fernando pessoa através de Ricardo Reis "em tudo quanto olhei fiquei em parte". Fica com esta memória de um tempo que ficou!...tempos estranhos esses!...mas bons!

...3 medidas e 1 verdade



nano:

...mas o que ainda ninguém disse é que pelo facto de ex-ministro Pinho ter-se sacrificado com um par de orgulhosas armações perante uma audiência de vestais puras e virtuosas, elevou-o à categoria de mártir do capitalismo! Não é todos os dias que um ministro demonstra a sua virilidade contra um oponente de peso como o líder da bancada comunista o imperial Bernardino Soares, adepto confesso do Aljustrense e admirador do glorioso líder Kim Jong Il . Em seu socorro, para além das confederações patronais e de várias vozes que anteriormente se calavam, surgiu o Comendador mais atípico do nosso quintal- Joe para os amigos! Logo lhe ofereceu um lugar de destaque às rédeas da Fundação Berardo. Mas ainda estou com esperança que o MPinho , depués das merecidas férias, surja numa EDP (dada a sua predilecção e empenho pelas energias renováveis) ou num grande grupo ligado ao sector. Digamos que é o lugar certo para a pessoa ideal. Uma coisa temos que louvar o homem bem que se esforçou e em tempos de crise global, talvez fosse impossível manter a tudo o custo todos os postos de trabalho que se perderam!

pequena:

Mudando a sonata, a pianista MJPires, brilhante cozinheira e dona de casa, ensaia desde há algum tempo a esta parte uma maneira subtil de fugir às dividas que inundam a Associação de Belgais (singular instituição cultural que nos devia honrar a todos). Desta feita anunciou que vai resignar à cidadania portuguesa, tal como outrora o nobel Saramago prometeu, e não cumpriu. isto a pretexto dos coiçes e pontapés que tem levado. Questiono-me se o caso não deva ser tratado como uma questão de má gestão? Será que o Ministério da Cultura tem algo a acrescentar? Como ainda não ouvi nenhum comentário vou partir do principio da boa-fé do Estado para com as suas obrigações.Tal como outros brilhantes vultos da musica e das artes do nosso país, talvez não seja má ideia que ela permanecer no Brasil! Sempre é mais uma emigrante de sucesso! Além disso, o nosso país nos últimos anos tem-se caracterizado por um verdadeiro exportador de talentos e massa cinzenta, ainda que neste caso concreto se trate de uma exportação já tardia!Da minha parte ( e com o aparte da ironia) mantenho a intenção de adquirir e deliciar-me com as obras que ela interpreta para a Deutsche Grammophon, independentemente de ela se tornar cidadã brasileira, nepalesa ou ganesa. A música não tem nacionalidade.

média:

Mudando da pauta para a folha de cálculo, o PS parece ter acordado da letargia que as eleições europeias provocaram no cerne do Largo do Rato e ergueu do baú bafiento das boas iniciativas, uma nova abordagem às PME! o que me fez voltar ao meu báu de recordações ao já longínquo dia 2 de Janeiro quando num meu post "que rumo?" acrescentava a minha ideia de rumo para o país. Mais vale tarde do que nunca e não deixa de ser caricato que foi preciso a futura ex-líder do PSD clamar pela Política de Verdade [noção que ainda não depreendi!] para que as hostes socialistas se desviassem do rumo. No caso concreto e analisando sem complexos ambas alternativas apresentadas aos comensais, o foco principal são as agora PME exportadoras. É curioso logo num país, que desde a época aúrea das Descobertas importa mais do que exporta, mas é um passo que importa dar, para o fortalecimento do nosso tecido empresarial que carece da internacionalização da sua base de sustentação. Onde? Além-mar como quis D. João I. É no Brasil, em África que se julga o destino de Portugal e é lá que o emprego cá será assegurado. Essa referência pareceu-me ignorada nas ideias veiculadas pelo oposição laranja.

Num altura em que o tema forte das preocupações dos portugueses, seria de esperar um pouco mais de trabalho de casa por parte da equipa de assessores do PSD. Novamente aqui a queda para as questões sociais ficaram na gaveta, e o PS volta a dar a volta por cima ao propor a tão ansiada descida da taxa social única "indexada" à idade do trabalhador a contratar. Pode ser um pormenor de somenos importância mas para quem olha para os anúncios de emprego e esbarra com a limitação da "idade abaixo dos 25 anos", bem pode começar a pensar de outra forma. Além disso é sabido que quanto maior a idade do desempregado, maior a probabilidade de desenhar círculos com caneta florescente no jornal diário. Um facto que não descortinei, ou aliás que prefiro não entender é o facto da medida proposta pela Manela expirar em 2010. Um pouco curto talvez!?

Finalmente para terminar a análise das ideias peregrinas, enquanto a Manela afirma a intenção de apoiar as PME através de financiamento por parte do banco estatal , do lado do rato a intenção será apoiar as exportações através da constituição de seguro à exportação [daí o interesse em nacionalizar a COSEC e que foi tão duramente criticado]. Qual das duas vias é a mais acertada: não sei. Mas há uma coisa que tenho presente: as empresas actualmente podem ter a sua capacidade de endividamento exaurida e certamente estarão não à espera de financiamentos a taxas bonificadas, mas algo mais palpável que não interfira na tesouraria futura. Penso eu.

e grande política:

..de momento não temos por cá!

03/07/2009

..lotta love

..ah! isto sim era música.

bom fim de semana

02/07/2009

...farinha a mais faz crescê-los!!





...ainda agora se foi e já estou cheio de saudades! o que vai ser de nós sem as piadas e as gaffes no nosso ministro Pinho? Uma pobreza meus prezados deputados! Quem não se lembra do ministro a fumar no avião da Tap já depois da entrada em vigor da Lei do Tabaco? Quem não se lembra da falta tentar fugir às perguntas dos jornalistas sobre uma eventual subida de impostos, com a desculpa que estava sem voz? ou a singular ida à feira de calçado de Milão para a convite de empresários do sector do calçado, para ir comprar sapatos italianos? ou o episódio brejeiro da pápa maizena? era capaz de reunir temas suficientes para fazer um besta of! Talvez aquela de tentar captar investimento chinês para Portugal com o argumento que os nosso salários eram baixos? ou aquela da semana passada em que disse que se só votassem empresários tinha maioria absoluta com 80%!!Ontem na entrevista que deu à SIC Notícias teve a triste ideia de rasgar um afolha de papel sem pedir licença "uma questão básica de educação". Hoje perguntou ao deputado do PCP se entendia de cabides!...que pena. Faz falta! Faz falta para animar a malta...o que vale é que já só faltam dois meses!...ah , a propósito sr. ex-ministro, para entrar no concerto dos Metallica, fazer corninhos com uma mão é condição sine qua non para ter livre acesso [após pagar o bilhete está claro] por isso, depois da postura elegante e nobre hoje no parlamento- com as devidas desculpas forçadas do PM [anda mesmo com azar] - convém começar a treinar!...e é assim caros caros deputados, é o fim de um ciclo, felizmente que nas próximas semanas temos o regresso do menino guerreiro o tal que um dia disse "que ia andar por aí"!

Ah..o Pinho tinha outro élan!Mas agora pergunto-me para que empresa irá ele agora? Para a EDP!?...aguardamos o desenlace final!

01/07/2009

...os olhos de ver


"- Os olhos de quem se ama nunca se vêem.
- Entendo - afirmountunzi, recuando às mil cautelas.
- Tem medo de mim, Ntunzito?
Mais um passo atrás e Ntunzi se desamparou num abismo e ainda hoje ele está tombando, tombando, tombando . Para meu irmão o ensinamento era claro. A cegueira é o destino de quem se deixa tomar de assalto pela paixão.: deixamos de ver quem amamos. em vez disso, o apaixonado fita o abismo de si mesmo.
-As mulheres são como as ilhas: sempre longe, mas ofuscando todo o mar em redor."


Mia Couto, in Jerusalém
(foty by: Pedro Gonçalves)