26/12/2008

...partida de Natal


..agarrei numa "imagem forte" para voltar novamente ao tema recorrente da indisciplina/violência escolar. Ainda que no caso concreto se tratasse - aparentemente - de uma brincadeira de mau gosto. É óbvio, que mesmo sendo brincadeira, deverás ser instaurado um inquérito disciplinar e o/os envolvidos devem arcar com as devidas responsabilidades. O curioso é que - também aparentemente - o assunto já teria sido tratado internamente pela escola [o que devia ser a prática mais acertada para este tipo de situações], como no futebol, os problemas do foro interno são tratados "dentro do balneário". O problema, surge no momento em que as imagens são colocados nos media, e a partir daí, venham os opinion makers, os psicólogos, o Mário Nogueira [novidade absoluta neste tipo de matérias; por acaso alguém o viu no caso da novela Carolina Michaelis!?], os comentadores de oportunidade [onde me incluo!] e até o padre Vitor Melícias que estou a ouvir com todo o interesse. Por acaso vem a propósito, já que as imagens caírem que nem um luva no contexto das palavras proferidas pelo nosso Cardeal Patriarca. Sábias palavras! pelo contrário...o nosso PM em pé [novidade absoluta; talvez não dar aquela sensação de bien-être et noblesse típica das comunicações natalícias, com a lareira sob pano de fundo]...




(imagens de arquivo num Portugal pujante e em época de expansão económica)


que não opinou nada sobre o estado da educação, e pouco menos acerca da recessão que graça no nosso país. Antes pelo contrário "sacudiu a caspa" para a crise internacional [podia ao menos ter apontado o homem do monento o Sr. Bernard Madoff], e até teve o desplante que foi graças ao actual Executivo que as taxas de juro da EURIBOR baixaram para os portugueses!?!?! aliás eu ainda iria mais longe, foi o próprio Primeiro-ministro que intercedeu sobre os mercado internacionais para baixar o preço do Brent e do Crude, daí que ainda hoje estejamos a pagar os combustíveis um niquinho menos do que pagávamos no auje da crise petrolífera!! Mas adiante...os alunos devem ser punidos, como seria normal acontecer! Mas por favor, se o caso já tinha sido tratado internamente, por que carga de água vem hoje a DREN, o Ministério, os três ramos das forças armadas e as freiras do Carmelo de Coimbra, convocar pais, alunos e animais de estimação para um julgamento sumário só para salvar a face!?...uma verdadeira tempestade num copo de água! O caricato no meio disto tudo acabou por ser um representante de Associações de Pais a criticar a irresponsabilidade da DREN pelo ocorrido e que seria esta instituição do Estado a única responsável no meio disto tudo e não o alunos em questão!?...está tudo louco!...se não fosse Natal eu diria que estaríamos antes no Carnaval!

5 comentários:

Nasci Maria disse...

Bem Carnaval é a palavra mais correcta efectivamente para tudo isto.
Sabes porque veio tudo a correr defender-se?! Sabes?
Porque a nossa bela ministra disse já inumeras vezes que não há violência nas escolas, que há casos pontuais, mas que são resolvidos no seio das escolas. Verdade em parte porque as escolas resolvem, mandam os meninos passear durante uns dias até casa, pois trabalhos forçados dá castigo é aos funcionários que teriam que tomar conta deles e ninguém está para isso, o que é certo é que isto, tal como a história do telemóvel acontecem todos os dias de uma forma ou de outra de norte a sul. Enquanto os pais não pagarem efectivamente pela educação dos seus filhos e continuarmos a dar subsídios a estes meninos que, se forem a ver até são de um cef ou de um profissional onde não pagam um tostão para andar na escola independentemente do pai ser agricultor moribundo ou médico especialista que circula de mercedes. Estes cursos são todos pagos com os meus e os teus impostos, não sei se tens noção disso!?
Para teres uma pequena ideia de como os pais se preocupam com as atitudes dos seus filhos, eu tenho o capô do meu carro todo amassado porque um grupo de alunos cansados no final de uma dia de aulas resolveram sentar-se em cima dele. Tentei resolver as coisas a bem, porque um deles veio logo acusar-se, e isto já foi na última semana de aulas, o Director de Turma já contactou os pais do aluno em questão e até hoje não se dignaram sequer em tentar arranjar o meu contacto para me ligar e tentarmos resolver a situação da melhor maneira. Ainda fui eu feita parva apresentar um orçamento com um capô de concorrência e num chapeiro amigo porque fiquei com peninha do menino que até assumiu, coisa rara hoje em dia e depois recebo este tratamento em troca dos seus paizinhos!
O resultado disto é fácil de ver, um processo em tribunal será certamente mais penoso, eu é que não tenho que pagar pela estupidez da canalha nem pela falta de bom senso dos seus paizinhos.

Nota importante: Eu trabalho com cef's e profissionais e apesar do que disse também há, felizmente, alunos nestes cursos que os sabem aproveitar e tiram bom proveito do que eles visam. Pena é serem uma pequena minoria, mas minoria essa que eu agradeço por poder trabalhar. Por vezes o percurso deles não é melhor não por culpa deles mas de toda a máquina que tem estado por trás disto tudo (escolas, ministérios e professores cada vez menos pacientes dado ao aumento de falta de respeito mas essencialmente os pais). Não com isto dizendo que eu aceito faltas de respeito, mas tenho provavelmente outra forma de contornar o problema que colegas com mais idade, que viveram outro tipo de escolas não aceitam e eu entendo perfeitamente.

Carnaval é o que é hoje Portugal!

Achas que ganho prémio se mandar esta frase para uma das rádios que anda para aí a pedir umas frases já nem sei bem de quê?

Nasci Maria disse...

Ah vou ver se ganho coragem para ouvir este vídeo, é que a voz deste fulano já me dá uma certa volta ao estômago.

O ovo estrelado disse...

...conheces algum "cota" que goste deste tipo de música!? claro que não!!...isto é música tipíca de "puto"!mas isso é um grave problema que tenho...ainda não andava na escola e já ouvia música clássica em vinil,e a partir de tenra idade o espectro alargou-se de tal forma que hoje em dia posso dizer que sou completamente eclético em termos de gostos musicais...simplesmente gosto de música!

O ovo estrelado disse...

...oops! enganei-me no post pensava que estavas a comentar outro vídeo e não o do nosso PM!! é do Natal do ano passado, era só para comparar! por vezes sabe bem um flashback para ver como estes senhores enganam!

O ovo estrelado disse...

...relativamente ao copô do teu carro talvez a medida mais acertada seria ires directamente a casa do dito cujo!E mostrares in loco o resultado da brincadeira! Já contactaste com a tua companhia de seguros para verificar o que é que eles te aconselham!?...partindo do pressuposto que tens apenas seguro contra terceiros não deves ter muita hipótese! Outra questão pertinente, o ilícito ocorreu dentro dos limites da escoal (ie, o carro estava estacionado no interior da escola!? em caso afirmativo será que não podes accionar o seguro de responsabilidade civil?). Se o míudo é pobre (leia-se, mesmo pobre) eu, por mera compaixão, custeava do meu bolso! pelo menos da parte dele houve um certo arrependimento ao confessar e isso conta, mas tinha um palavra com os pais dele na mesma!!

Eu tenho a nítida noção que episódios destes (indisciplina nas escolas)acontecem quase todos os dias, aliás, estes deverão ser os episódios menos graves. Só tenho pena que não sejam divulgadas imagens de um qualquer episódio realmente grave. Talvez dessa forma alguém no Mistério da Deseducação tenha a coragem de colocar mais uns artigos ou mais umas alíneas no Estatuto do Aluno! Voltando ao assunto capô:a outra opção é não estacionar o carro perto da escola...especialmente se está estimado!! Com estas cabecinhas de hoje em dia nunca se sabe! No meu tempo era o que era, hoje deve ser pior!...Processo em tribunal!? Nunca, num Julgado de Paz...concerteza, mas infelizmente aí no distrito não existe nenhum! Além disso, nenhum juiz pegava nesse processo nos próximos anos!! Enttretanto vendias o carro, ah! para além de ser caro!..Moral da história, se o arranjo é caro pelo menos entra directamente em contacto com os pais do aluno, só para serem confrontados!...

...vais-me desculpar mas o que são cef's, profissionais presumo que sejam técnico-profissionais!?

"Carnaval é o que é hoje Portugal!" - frase lapidar minha cara, e que verdade! no meio de tanta palhaçada só nos resta esboçar um esgar de riso!!


PS: ...por exemplo o meu carro tem 10 anos, tem marcas por todos os cantos e esquinas, já me bateram por trás e fugiram e quando cheguei à esquadra a matrícula era falsa...sabes que mais!que se lixe o carro...só dá trabalho e despesas!E ainda por cima desvalorizam todos os dias!

...vá não penses mais nisso! vai mas é comer um sonho e beber uma bica!!