01/11/2009

...lança-chamas

...apagou-se hoje aquele que era o locutor mais simbólico para todos nós [alguns poucos] que gostamos de ritmos mais apressados. António Sérgio, esse grande radialista que deu corpo e voz a programas como a "Hora do Lobo" ou o mítico "Lança-chamas" na Rádio Comercial. Digo mítico pois aos sábados entre as quatro da tarde e as seis, fizesse chuva ou sol, lá estava eu ligado ao meu pequeno leitor de rádio, com a mesma vontade e aprender e ouvir tudo o que de diferente e estranho dali saia. Utilizo esta adjectivação, pois nessa altura, tal como agora, ainda mete confusão a muito boa gente, o facto de se tocar guitarra eléctrica de forma mais rápida e bateria de forma mais intensa e exigente.


O programa em si, era em todo diferente do que se fazia na altura, era intimista, um programa de autor, coisa rara naquele tempo, já tão padronizado e tão impessoal. Ouvi, gostei e sobretudo aprendi.

Ser diferente naquele longínquo 1983 [tal como agora] era discutível, e nem sempre bem aceite...talvez por isso e por uma série de clichés estúpidos o programa tenha só sido retirado do ar já no início da década de 90!A rádio feita para os ouvintes terminava e começava agora o reinado das audiências e dos patrocinadores!
PS: a palavra radialista aplica-se a todos aqules que fazem rádio, agoar predominam os locutores de ocasião!

2 comentários:

Sofia Carvalho disse...

por acaso não tenho por hábito ouvir rádio, mas o meu irmão mais velho estava a sempre a falar-me desse programa...;)

O ovo estrelado disse...

...era um excelente profissional!! daquele tipo de personagens da rádio, que aos poucos se vão despedindo!!Era do tempo em que se fazia rádio!