29/01/2009

...é como azeite, um dia há-de vir ao de cima!

...anda por ai muito desânimo e e muita revolta, mas atentemos ao que se passa na realidade:

Os tribunais andam com um actividade pujante, mesmo naqueles casos em que o culpado já está à partida inocentado pelo esquecimento e pelo cansaço mediático. Sorte a nossa que a cada dia que passa, a cada semana que se esvoaça no tempo entretanto perdido, novos episódios e promessas de revelações bombásticas alimentam a parca curiosidade. Alguns deles, já deixaram de ser tema, mesmo quando passam no silêncio do rodapé a alta velocidade por entre um garfada e um olhar ocasional. Relativamente ao mundo do futebol, o paradigma da contemporaneidade, ficamos abismados com a queda súbita no mundo da estatística e na margem de erro. As ditas "gordas" da primeira página já deixaram de estimular, tal a overdose de surrealismo desportivo. Não obstante os enredos e escaramuças entre os actores dessa comédia tão portuguesa, o zénite da falta de bom senso é o simples facto de alguns desses actores, alguns dos quais jovens promessas da mediocridade, serem apoiados pelas massas e, em alguns casos idolatrados como messias da salvação dos oprimidos. O espírito desportivo e o fair-play começam e acabam quando as portas do estádio se abrem e as luzes se acendem! Mas pergunto eu: O que seríamos nós sem o futebol!?....por acaso alguém discute porque é que os deficientes têm que pedir "por favor" para se deslocarem? para entrar num edifício? 15 dias antes ou depois de assinalada qualquer data ou efeméride relativa talvez depois, silêncio! Alguém discute porque é que os antigos combatentes ainda hoje pedem esmola ao Estado que lhes sacrificou anos de vida, e que, não raros casos, ainda hoje sofrem as consequências de uma guerra que lhes foi imposta!? Talvez 15 dias antes ou depois de uma efeméride ou qualquer acto solene depois, silêncio. Assuntos não faltam...difícil é encontrar um interlocutor com tempo e a necessária serenidade para podermos dialogar! Futebol sim, política só se for sobre escândalos e assuntos quentes...e por falar em panelas com água a ferver, o assunto Freeport parece imparável!! Passei de manhã pela banca dos jornais e as ditas gordas só falam do assunto. Questiono-me se isto não mais do mesmo já que este folhetim já se passou em 2005?!Seja como for, entrego as minhas dúvidas à Procuradora que hoje passou ali no pequeno ecrã...as minhas convicções políticas presenteio-lhe quando for o momento de colocar a cruzinha!!Ele sabe do que é que eu estou a falar!!
Mas fico feliz por saber que para além da relevância que o nosso PM confere ao relatório tipo OCDE (e não um OCDE genuíno por que esses para além da denominação de origem , são mais caros!! é como azeite de Moura, é excelente, é caro e também vem ao de cima!) também no estrangeiro, o nosso PM é digno de especial relevo, ora coloca a seta AQUI e prime com gentileza!
...Mas o assunto que está de volta é mais uma vez a educação. E agora parece que alguém se esqueceu de um tal docente da Universidade de Coimbra que teria uma avença disfarçada para ditar ao lápis iluminado, uma série de lei revolucionárias para divertimento e distracção do país! Senhora ministra, eu também tenho exclusividade...mas ainda assim aprecio mais o azeite de Moura, é fruto do trabalho e suor de quem merece!
Por vezes pergunto-me se não haverá por aí ninguém que saiba realmente, tomar as rédeas e acabar com este carnaval!?
Por que obra e graça do espírito santo e afins, temos que aturar este cortejo de foliões e cabeçudos, quando o carnaval são só três dias!?
Isto já nem com azeite vai lá...próximo!

Sem comentários: