11/01/2009

...feira da ladra

Eleições no mesmo dia, e porque não! Se em alguns países ditos civilizados ,é possível porque é que aqui nesta terra não será viável. Talvez o ideal, do ponto de vista do erário público fosse marcar as três consulta para a data das europeias, mas aceita-se perfeitamente que pelo menos um dos plebiscitos possa ocorrer em simultâneo. Do meu ponto de vista, talvez fizesse mais sentido que o PR convocasse as legislativas para para o dia o 7 de Junho, contudo tal acarreta que haja uma dissolução prévia da Assembleia da República, o que se afigura de difícil digestão para a nosso PR, paladino da estabilidade e das recomendações. Ainda assim, e com a paz podre que se vive entre os jardins de Belém e a o condomínio fechado de São Bento, nada parece descartado. Na pior das hipóteses prolongamos o carnaval e alugamos a carrinha das farturas, pois o Verão promete ser quente, o que vem a calhar depois deste princípio de Inverno gelado.

No entanto, tudo isto começa com os boatos e notícias de vão de escada que os lacaios da desinformação já começaram a espalhar. Pelos visto, e segundo nota matinal da Presidência da República, após um pequeno almoço de pastéis de belém, e passo a citar , o PR "não falou absolutamente com ninguém sobre as suas intenções ou preferências´. Talvez tenha sido uma indisposição de datas, mas eu como apreciador da nacional gastronomia, fico-me pelo pastel de bacalhau.

Entretanto, na pausa de um trabalho que me está a deflacionar a paciência, saboriei o meu café (lote Mussolo da Delta, recomendo!) ao folhear um semanário e não resistia deixar cair um sorriso de pasmo, pelo facto de o caso BCP ainda fazer gastar tinta.

Questiono-me:

-Perante toda esta crise do sistema financeiro e toda a exposição negativa para a imagem do bancos, como é que é possível existirem 28 altos quadros em licença com vencimento a trabalhar noutros locais? E o que dizer do nosso mecenas da arte moderna -o nosso Comendador- a braços com o pagamento de garantias devidas aos 1000 milhões de euros que "empatou"na compra de acções do BCP? Ou ainda, das mais recentes investigações da Procuradoria-geral da República ao Banco Popular ( o terceiro depois do BPN e BPP). São casos a mais para um país tão populoso e abastado como o nosso. Por vezes fico com a sensação que muito do glamour que por aí se cultivava, não passava de decadência perfumada! Mas isto resolvia-se de outra forma!

Alguém sabe para que raio existem tantos bancos neste país!? parece mais a Feira da Ladra!...

Sequestrando algumas palavras do António Barreto, mal vai o pais quando os "planos de urgência" só beneficiam os mais poderosos! O resto que se amanhe na Feira de Carcavelos!

Sem comentários: